segunda-feira, 22 de março de 2010

O FEITIÇO LANÇADO NA PALAVRA DITA


Todas as vezes que perguntava sobre o meu estado, ao telefone, meu querido pai já antecipava a resposta: “Diga que você está bem, cada vez melhor. Repita que você é forte, saudável, protegida e assim será”. Quando criança, não entendia muito bem esse processo, e relatava uma sucessão de queixas no café da manhã para responder sobre o incômodo da gripe à noite quando a casa dormia em penumbra, mas a tosse montava plantão para enxotar o meu sono. Largando de lado a xícara de café e o jornal, meu pai me interrompia com habitual complacência e me fazia repetir em tom mais alto: “Eu estou bem, já está passando, já estou curada”. Não mais esqueci tão preciosa herança legada pela pessoa mais forte, destemida, determinada e otimista que conheci em minha vida. Queria-nos um mundo mais brando, porém mais afeito aos comandos do nosso autocontrole, onde a coragem matasse o choro, o sorriso engolisse o medo e a palavra apontasse novos nortes. Hoje sinto cheiro de memórias a riscar-me no coração uma colméia de saudades. Cada casulo guarda um pedaço do que aprendi entre parábolas desenhadas pelo sábio contador de histórias para que eu desvendasse ao longo da vida. E sempre que remonto na lembrança as metáforas alojadas nos seus vaticínios, fere-me na pele um rasgão e uma enchente de uma seiva salgada pela dor da ausência alaga minhas pálpebras e me afoga os olhos.

A palavra é um dom outorgado pela Inteligência Superior aos indivíduos ditos racionais no planeta Terra, embora a incongruência na fala de alguns oradores e outras figuras proeminentes me tenha cavado um poço de dúvidas quanto à racionalidade da raça humana.

Fernando Pessoa, em inspirada combinação de vocábulos, nos brindou com a sentença: "O homem é do tamanho do seu sonho". E eu aprendi, por conta própria, que a linguagem conduz o nosso pensamento para direções que potencializam ou limitam as nossas possibilidades de sonhar, eis que a palavra está vinculada em linha reta à capacidade de realização pessoal de cada um de nós. Frases que aceitamos como verdade decretam a materialização daquilo que acreditamos em nossa mente. Tais frases, oriundas das nossas crenças herdadas e adquiridas e por nós assumidas como dogmas, criam, moldam a realidade à nossa volta.

Palavras não são uma reunião combinada de letras mortas. Na vida doméstica ou social estamos habituados a lidar com a nossa expressão oral de forma leviana e irresponsável. Aventurar-se no mundo das palavras é um risco, requer treinamento constante, análise criteriosa de tudo o que se verbaliza diariamente. É preciso atentar para o que nossos lábios profetizam, pois palavras soltas ao vento fluem com a leveza da brisa, mas têm o impacto de um vendaval. A Bíblia afirma no livro Provérbios que quer a MORTE quer a VIDA estão no poder da nossa língua. E a palavra assume importância excelsa na conotação divina, quando o próprio Jesus é chamado de Logos - O Verbo de Deus - Ele é a Palavra encarnada, tornada carne, na forma humana.

Quando uma palavra se instala dentro de nós, ela chama um clima próprio ao nosso campo mental, sugere uma abordagem particular. Pela palavra, abrimos caminhos alvissareiros ou espinhosos na nossa rota. Tudo que verbalizamos plasma a nossa vitória ou a nossa derrota. Existe um poder, um encantamento, um feitiço lançado na palavra dita. Quando insisto em enfatizar a força das palavras, comprovada em experiência própria, é porque há uma seriedade profunda na palavra falada com sentimento: ela contém vibração que se converte em uma onda invisível a exercer influências no nosso modo de agir. Justamente por ser uma juntura de sons resultante de um pensamento ligado a sentimentos específicos acionando emoções, funciona como um detonador de tudo a ela ligado.

Se bem empregadas, as palavras nos abrem a senda do sucesso. Manifestações faladas de otimismo criam o nosso progresso, promovem o êxito dos nossos planos, atraem forças positivas favoráveis ao nosso intento. Uma oração, um ensinamento, um cumprimento amistoso, um agradecimento, um prognóstico revestido de esperança e fé traduzem energia de fraternidade e iluminação que trazem retorno a nós mesmos e ao nosso ambiente, refletindo entusiasmo e grandeza d’alma entre as pessoas, portanto, sensível avanço na evolução individual e coletiva. É como perfume de arco-íris que exala o aroma das cores do tesouro interior que cada um carrega por ser como é.

Contrariamente, as palavras negativas aniquilam, de pronto, o que de bom estava a caminho, plantam obstáculos à nossa volta, fabricam moléstias, bloqueiam oportunidades, fincam os esteios da estagnação, do retrocesso, do fracasso. Um impropério, uma crítica destrutiva, uma expressão agressiva, uma ameaça de vingança, um termo grosseiro, uma declaração de desamor consubstanciam uma onda de energias negativas e lesivas que atuam em movimento contínuo, num círculo vicioso, alimentado pela cadeia de vibrações densas, ou seja, mente e sentimentos semelhantes dos mundos inferiores.

Assim, a arte de escolher melhor palavras e pensamentos tem o condão de mudar o nosso rumo. Uma das maneiras de direcionarmos este trunfo poderoso a nosso favor e aumentarmos o nosso poder de realização pessoal é alinharmos aquilo que falamos com o que fazemos. Examinarmos o que dizemos a nós mesmos e às pessoas à nossa volta alerta a nossa consciência para retificarmos os nossos padrões de comportamento ou escolhermos seguir por um outro caminho. De posse desse controle, tudo aquilo que expressarmos verbalmente, terá um imenso poder de concretização na resposta do Universo: “Sua ordem será cumprida”.

Vigiarmos as palavras que saem bailando com a nossa voz, entoá-las ao compasso do nosso coração impede que componham um réquiem com as nossas lágrimas ou sinalizem os nossos ancoradouros com pontos finais de sonhos desfeitos e interrogações de futuro em cinzas.

Faz-se mister, por isso, evitarmos palavras corrompidas, viciadas, contaminadas pelo medo, pela insegurança, pela tristeza. É de urgência máxima empregarmos palavras arejadas, livres de controvérsias, sem apelo de argumentação, apenas expressões de nossas impressões. Se uma palavra suscitar maus sentimentos como ira, tumulto ou discussão, cem vezes melhor descartá-la, abandoná-la, permutá-la por algo melhor, ou pelo silêncio, pelo canto, pela poesia, pela oração.

Depois de tudo, uma certeza devemos gravar a ferro e fogo: seremos sempre os únicos responsáveis pelas consequências diretas e indiretas das palavras que proferimos a esmo, que disparamos ao acaso. Portanto, para a construção de uma vida cheia de graças, façamos de nossas palavras o melhor de nosso interior, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio. A fórmula é simplicíssima: o imperioso uso de palavras que e-d-i-f-i-c-a-m. Manifeste saúde, formule aos céus as palavras mágicas: “Tenho paz, sou feliz, sou grato”.

Abracadabra! Abra a sua mente, alteie os seus pensamentos e afie a sua língua para que da sua boca jorrem palavras benditas a atrair um oceano de bênçãos em todas as marés da sua viagem terrena!


....................................................................
CRÔNICA 32
Mande um recado pra mim, comente este conto.
Poste um comentário!

4 comentários:

  1. PARABÉNS...Excelente conto e sublime mensagem...Quem sabe assim deixo de me queixar quando estiver gripado e abro os olhos e a mente para a saúde por meio de frases e pensamentos de alegria para ficar são mais rapidamente; quem sabe eu lamente menos quando meu salário estiver quase no fim e pense no novo salário que chegará; quem sabe eu arranque do meu coração o rancor quando eu for injustiçado por um ente querido ou amigo e atente para a feliz reconciliação; quem sabe se eu disser para mim mesmo em voz alta que sou muito feliz por poder estar vivo e perto das pessoas que amo de verdade eu possa permanecer em estado de paz e usufruir dessa energia boa a que você se refere no seu novíssimo conto....bom...vou experimentar dizer aqui algumas palavras: DEUS, amor, fraternidade, caridade, paz, sinceridade, resignação, respeito, perdão, felicidade, luz! ....Ah..até o próximo conto! :o)

    ResponderExcluir
  2. Pero si pero non, mas uno belo conto. Conquanto se entenda que las palavras levam ou atraem determinadas situaciones, non si pode esquecer que las mismas nascem na "bendita mente". A mente humana fertil como los é, transcedento ao infinito, esta na maioria de las vezes, deixando o locutor em "saia justa" consigo mismo. Belo conto. Alegria por le-lo. P

    ResponderExcluir
  3. Deus, em sua infinita misericcóridia, separou estes dias para me ensinar a subir mais um degrau...Já possuia uma breve noção do poder das palavras negativas que proferimos contra os outros, mas, desde uma ocasião que eu estava doente e você reproduziu para mim as mesmas palavras de seu Pai, percebi o quanto eu precisava verbalizar saúde, vida, felicidade...
    Palavras, assim como ações, são preciosas sementes: são lançadas e podem torna-se belas árvores cheias de frutos!
    Sem dúvida este aprendizado é um dos mais preciosos para a minha vida.
    Muito obrigada por me ajudar a ser mais feliz!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Regina,
    Mais uma vez você aborda um tema inebriante: a palavra.
    Quero crer que a maior conquista deste mundo tenha sido realmente a palavra. Creio, portanto, que seja o ápice da evolução do ser humano que Deus criou biblicamente na pré história, sem ela. É portanto, o aperfeiçoamento da criatura quase perfeita.
    Como foi feliz em abordar os dois “lados” dessa moeda... Como a palavra pode construir e destruir dependendo da forma como é utilizada! Mais ainda, quando não as vemos como “amontoados de letrinhas”.
    Vejo as palavras milagrosas, mais ainda quando seus átonos e tônicos estão expressos nos olhares de quem as proferem. Quantas coisas ouvimos de nossos pais pela linguagem do olhar... nos ângulos expressivos das sobrancelhas!
    Quantas palavras ortograficamente idênticas nós já não ouvimos mas nos dizem coisas diferentes?! Quem já não ouviu um “eu te amo” e os olhos não dizem a mesma coisa?! ... e um “eu te odeio!” de alguém que tanto nos ama e isso é somente a expressão exagerada de “como você é diferente!”, né?
    Quantas palavras não estão embutidas na simples expressão “você não existe”!
    Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas como justificar uma foto simplesmente vista sem uma história agregada, contada ou vivida. Mas a foto não tem palavras, mas se uma história nos for contada a respeito, o sentido será mais expressivo.
    Por estas e outras razões, minha amiga, é que me reverencio ao tema e à forma como abordou um dos aspectos mais importantes dos dias de cada um dos seres humanos.
    Sem sombra de dúvidas, posso lhe dizer que “você não existe”.
    Obrigada por mais esta oportunidade de contemplar e admirar a soberania de alguns seres humanos, em cujo grupo você está mosaicamente encaixada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Blog, comentando este artigo.
Aguardo o seu retorno no próximo conto.
E não se esqueça de recomendar aos amigos.

REGINAFalcão